domingo, 16 de março de 2008

Como surgiu a idéia??

O nosso curta metragem nasceu quando minha amiga (e atriz principal do filme), Solange DeBarros, me contou sobre um conto da Lygia Fagundes Telles que tinha lido na adolescência e tinha se apaixonado. Fiquei logo curioso e pedi pra ler. Depois de uns dias, ela veio com o livro intitulado "Antes do Baile Verde" onde estava o conto.

O conto começa assim: "Anoiteceu e faz frio. ‘Merde! Voilà l’hiver’, é o verso que segundo Xenofonte cabe dizer agora. Aprendi com ele que palavrão em boca de mulher é como lesma em corola de rosa. Sou mulher, logo, só posso dizer palavrão em língua estrangeira, se possível, fazendo parte de um poema. Então as pessoas em redor poderão ver como sou autêntica e ao mesmo tempo erudita. Uma puta erudita, tão erudita que se quisesse podia dizer as piores bandalheiras em grego antigo, o Xenofonte sabe grego antigo. E a lesma ficaria irreconhecível como convém a uma lesma numa corola de quarenta e quatro anos."

Pura poesia! Inusitada e instigante... Claro que, assim como minha amiga querida, me apaixonei loucamente pelo texto e imediatamente comecei a trabalhar no roteiro do que seria um curta-metragem. Foram alguns anos até conseguirmos filmar com a ajuda de uma equipe irretocável e valente. Trabalhamos durante três dias intensos, onde mal consegui pregar os olhos a noite, tamanha era minha excitação!!

Filme no Brasil é sempre uma batalha e um caso de amor para o diretor. Você nunca sabe se vai conseguir filmar, quanto mais finalizar!! Mas demos sorte e ganhamos o FAC - Fundo da Arte e da Cultura do Governo do Distrito Federal. Esse Fundo é o principal patrocinador do filme e sou muito grato a todos os envolvidos nele! Sem eles seria impossível fazer esse projeto.

O filme agora está no laboratório LaboCine do Rio de Janeiro, também um grande e essencial parceiro nosso, sendo copiado. Mal posso esperar para assistir a cópia em 35 mm filmado em câmera Panavision e fotografado pelo meu amigo Cezinha Moraes!

Essa é a curta história do nascimento de um amor e de um filho, meu primeiro como diretor, do qual estou muito orgulhoso!

Um comentário:

Denis Caetano disse...

Heber! Vc sabe que sou seu fã!!! Um graaaaaande abraço!!! Muito sucesso pra vc!!!